Aprendendo Tailwind CSS e uma reflexão sobre objetivos

Lucas Chitolina
5 min readNov 2, 2023

--

O dia a dia de um programador, seja ele um iniciante ou experiente, é marcado pelo aprendizado contínuo de novas ferramentas e tecnologias. Esse fato já é tecla batida no nosso meio e não pretendo me aprofundar muito nele.

O que proponho com esse artigo é mostrar como eu faço quando preciso aprender alguma tecnologia nova, usando como exemplo o caso recente com o Tailwind CSS. Quais os meios, formatos de conteúdo que prefiro e caminhos que decido tomar entre todas as milhares de opções que se tem na internet.

O que é o Tailwind CSS

Tailwind: para muitos é um retrocessos para outros é um avanço

CSS é díficil. No começo, em projetos menores, pode ser fácil de escrever e criar coisas novas, porém, na medida que o projeto cresce, a complexidade do CSS aumenta e as coisas podem ficar um pouco bagunçadas.

Em geral, o Tailwind nada mais é do que um compilado de utility classes que podem ser usadas juntas para compor o estilo de um componente. Essa jeito de escrever CSS acompanha a evolução da web, que tem a sua história muito mais recente do que a programação em geral e passa por mudanças e evoluções frequentes.

Esse artigo não vai se estender muito nas particularidades técnicas do Tailwind, para isso vou deixar como sugestão uma sequência de Tweets do Cory House:

https://twitter.com/housecor/status/1616065927912591360

Mãos na massa

Pois bem, passada a parte introdutória, vamos para a parte onde quero mostrar qual a abordagem que tenho ao aprender uma nova tecnologia.

Existem dois pontos em que gosto de pensar:

  • Qual a motivação
  • Onde quero chegar

Esses dois pontos são importantes pois são eles que me dão o norte e a motivação necessária para começar. Então vamos entender um pouco mais sobre esses dois pontos:

Primeiro ponto: Qual a motivação

A motivação de estudar o Tailwind CSS veio por motivos de trabalho. A equipe decidiu utilizar em um novo projeto e isso é mais do que suficiente para ser uma motivação para os estudos.

Esse é um caso bem específico onde a demanda existe. Preciso estudar para poder entregar qualidade e eficiência para a empresa em que trabalho.

Primeiro ponto ✅, vamos para o próximo.

Segundo ponto: Onde quero chegar

Esse ponto geralmente é o que causa mais indecisões e é onde as pessoas mais falham na hora de definirem um plano de estudos. Objetivos devem ser alcançáveis e tangíveis. Em um outro artigo meu, O que messes falhando em meus hábitos me ensinaram, eu trago a seguinte provocação sobre ser um leitor:

Nesse caso as coisas não são diferentes. É muito vago definir um objetivo como sendo “Aprender Tailwind CSS”. Aonde isso chegar? O que você vai ser quando aprender? Quanto tempo isso vai durar? Uma vida toda?

O problema de um objetivo como esse é que você não consegue traçar planos claros, o caminho fica vago e suas chances de desistir no meio do processo aumentam significativamente.

Pense na ilustração acima como o círculo sendo uma barreira, uma etapa que você deve atingir. Essa etapa é aprender Tailwind. Existe um caminho para se chegar a essa etapa. Na verdade, existem muitos caminhos.

Existem muitos caminhos

Isso é um pouco batido mas é importante dizer novamente. Sem objetivos claros de aonde você quer chegar, os caminhos se tornam tortuosos e muitas vezes você não os atinge pois se perdeu no meio do caminho.

Definindo um objetivo tangível

Para isso não acontecer, eu precisei definir um objetivo mais realista. Troquei “Aprender Tailwind CSS” para “ser capaz de aplicar Tailwind em um projeto” (lembre-se da comparação com se tornar um leitor vs ler livros). Os quatro pontos da imagem foram os seguintes:

1. Entender o que são utility classes
2. Entender quais as principais diferenças do Tailwind e como utilizar meu conhecimento atual de CSS
3. Escrever código (!!!)
4. Aprofundar o conhecimento em vídeos, documentação e mais código.

Assim, eu consegui chegar no meu objetivo, consegui aprender Tailwind para aplicar em um projeto e já estou pronto para poder atuar no projeto da minha empresa com qualidade e eficiência.

Haverão mais círculos

Porém, a jornada não acabou por aí. Não posso dizer que sei tudo de Tailwind, nem que consigo me virar no dia a dia sem consultar nada. Isso seria mentir para mim mesmo. O aprendizado vai continuar, outros círculos e objetivos virão e o processo vai se tornar mais fácil, mais natural, até que venha a próxima tecnologia.

E isso resume a vida de um programador, uma sequência constante de buscar pelo aprendizado e atualização.

Até os próximos conteúdos👋

Canais, referências e conteúdos que me ajudaram

--

--

Lucas Chitolina
Lucas Chitolina

Written by Lucas Chitolina

I’m a Junior Full Stack Developer. Follow me to know more about my experiences in the software world. Currently living in Brazil

No responses yet